Em parceria com GROB/SENAI, Quimatic Tapmatic apresenta a jovens alunos do curso Técnico em Mecânica as vantagens da usinagem limpa
A B.GROB, Quimatic Tapmatic e SENAI apresentam vantagens da usinagem limpa a jovens estudantes de mecânica industrial.
Durante o curso técnico, alunos entre 16 e 17 anos aprendem a trabalhar com a tecnologia MQL (Mínima Quantidade de Lubrificantes), que garante maior eficiência na refrigeração e lubrificação de peças na usinagem.
A Quimatic Tapmatic é parceira da Escola Técnica GROB/SENAI há mais de uma década e para este novo curso forneceu um Nebulizador IV QUIMATIC, instalado em uma Fresadora CNC do modelo EMCO Concept Mill 55. O nebulizador tem a função de aplicar fluido de corte de forma direcionada e na quantidade exata durante a usinagem de peças, combatendo o desperdício de produto.
“Entre outras vantagens, a usinagem limpa garante economia de até 50% do consumo de fluido de corte, não gera resíduos e reduz pela metade a temperatura em relação à usinagem a seco, sem interferir nas dimensões e acabamento da peça”, enfatiza Marcos Pacheco, químico sênior da Quimatic Tapmatic.
Visando garantir ainda mais praticidade durante o curso, os instrutores da Escola Técnica GROB/SENAI desenvolveram uma nova forma de alimentação de fluidos, facilmente acoplável aos nebulizadores e com três reservatórios. Os reservatórios contêm: Quimatic JET, o fluido da Quimatic Tapmatic para metais ferrosos; Fluido para Serrar e Usinar Alumínio; e álcool, instalado apenas para testes comparativos com o fluido para alumínio.
Na visão dos instrutores do curso, Odair Maranho e Roberto Pegoraro, as técnicas de usinagem limpa trazem uma série de benefícios para as indústrias e, por isso, são imprescindíveis na formação dos futuros profissionais do setor. O treinamento da jovem turma de Técnicos em Mecânica é uma primeira etapa para a inclusão da técnica MQL no parque fabril da B.GROB.
O desenvolvimento de novos processos de fabricação constitui um elemento importante do sucesso empresarial na GROB, desde a sua fundação. Com esta iniciativa, surgem sempre novas oportunidades de melhoria, que estabelecem padrões na engenharia mecânica. A tecnologia de ponta exigente, made by GROB, caracteriza o caminho do sucesso da empresa há mais de 60 anos.
“Nossa Escola Técnica ocupa-se atualmente dos desafios do progresso tecnológico da companhia. Assim, os professores disponibilizam soluções na área de usinagem e montagem”, explica Valdecir Zampieri Lezardo, gerente de Recursos Humanos da GROB. “Na era da Indústria 4.0, a GROB também dá um grande passo no futuro digital com o software industrial desenvolvido internamente para a digitalização e ligação em rede de instalações de produção ‘GROB-NET 4 Industry’, por isso temos que garantir as melhores peças ao nosso conjunto tecnológico com modernas técnicas de usinagem.”
Nebulizador IV, da Quimatic Tapmatic, no centro de treinamento Grob/Senai
Sobre a Quimatic Tapmatic do Brasil – A fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic está no mercado desde 1980. A companhia 100% nacional possui certificação ISO 9001 e é ligada à Tapmatic Corporation, dos Estados Unidos, e Tapmatic International Corporation, da Suíça. Com qualidade reconhecida no Brasil e exterior, oferece produtos de elevado desempenho e atua com total responsabilidade socioambiental.
Sobre a GROB - Conceituada fabricante de máquinas CNC, a GROB é uma multinacional de origem alemã presente no Brasil há 60 anos. A empresa ministra seus próprios cursos: C.A.I Curso de Aprendizagem Industrial e o Técnico em Mecânica na modalidade DUAL, certificados pelo SENAI Almirante Tamandaré São Bernardo do Campo, há mais de quatro décadas. Os treinamentos com as empresas parceirassão voltados para jovens futuros profissionais da empresa.
Sobre o SENAI - O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos formam profissionais para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica. As ações de qualificação profissional realizadas pelo SENAI formaram 64,7 milhões de trabalhadores em todo o território nacional, desde 1942.
Nenhum comentário: